Raiva: a raiva é uma enfermidade infecto-contagiosa aguda, sempre fatal, caraterizada principalmente por sinais nervosos ora representados por agressividade, ora por paresia e paralisia. É causada por um RNA – vírus da família Rhabdoviridade e acomete todos os mamíferos, inclusive o homem. A transmissão se dá através dos próprios animais doentes e também por portadores inaparentes sendo introduzidos pela saliva via subcutânea para dentro do organismo do animal. É muito comum adquirir raiva após sofrer uma mordida de um animal contaminado.
- Parvovirose: é uma enfermidade infecto-contagiosa vírica. Causa vômitos e diarréias sanguinolenta; apresenta alta mortalidade. Tem prevalência mundial desde o final dos anos 70. O Dr.Marcos Migliano foi um dos primeiros veterinários a introduzir a vacinação contra a parvovirose no Brasil naquela época.
- Cinomose: é uma doença viral multi-sistêmica, altamente contagiosa. se manifesta principalmente por febre, coriza aguda, bronquite, pneumonia severa, gastroenterite e sinais de comprometimento do sistema nervoso central. Não necessariamente todos os sintomas estão presentes.
- Parainflueza: é uma doença viral aguda, não costuma dar hipertemia acima de 40°C. Comumente não apresenta pneumonia, apenas rinofaringite com exsudato nasal seroso ou seromucoso.
- Hepatite infecciosa dos cães (Adenos vírus tipo I): é um enfermidade vírica, infecto-contagiosa aguda, própria de canídeos, que varia desde simples hipertemia e congestão de mucosas, até severa depressão, convulsão e marcada leucopenia.
- Adenovírus tipo II: é um doa agentes etiológicos da tosse dos canis (traqueobronquite infecciosa).
- Leptospirose: é um enfermidade infecto-contagiosa aguda, febril, com grave sintomatologia entérica, hepática e renal, muitas vezes acompanhadas de hemorragias generalizadas e icterícias, causada por L.interroganas, sorotipo canicola e icterohaemorragiae, Lpomana, L.gippotyphosa, algumas vezes ocorrem sinais encefálicos e abortos. Também é uma zoonose (doença comum entre o homem e o animal).
- Coronavírus: é uma doença contagiosa aguda dos cães, causada por um vírus epiteliotrópico que invade preferencialmente os enterócios (células do epitélio intestinal das pontas vilosas, causando destruição e atrofia). a fusão dos vírus resultantes causa diarréia de severidade variável.
- Giardíase: é uma doença causada pelo protozoário flagelado, Giardia Lambila. O cão infecta-se facilmente ingerindo cistos de giardia, que podem estar presentes na água, nos alimentos ou nos pêlos doas animais. A Giardíase causa a síndrome de má absorção, má digestão, levando à desidratação, diarréia, perda de peso, dor abdominal e flatulência. Além de perda de apetite, vômito e letargia.
- Tosse dos Canis: doença de fácil transmissão entre os cães de todas as idades. Resulta da inflamação das vias aéreas superiores (traqueobronquite). O animal apresenta tosse seca que pode ser seguida de ânsia ou vômito e anorexia parcial. Pode evoluir para broncopneumonia e ser fatal em cães filhotes e idosos.
- Preventivo para filária: uma vez por mês o animal deve tomar um comprimido de interceptor, Cardomec ou usar o Revolution topicamente, para evitar o verme do coração, principalmente os animais que viajam com os donos para o litoral onde a prevalência é maior
FONTE: Dr. Marcos Migliano –
Clínica Veterinária Faria Lima