Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
Sou um apaixonado por Bulldog Francês comecei com uma fêmea e agora estou criando a raça por motivo de ser um cachorro de temperamento tranquilo e companheiro Estamos providenciando o nosso próprio canil logo com muitos filhotes de qualidade para nossos amigos e clientes. Venho por meio deste blog, informar as pessoas sobre algumas duvidas que já tive também, sobre doenças e outras coisas, por isso dedico algum tempo do meu dia pra procurar matérias sobre a raça e doenças em geral, escrever algumas coisas que já passei criando a raça. Espero com isso ajudar as pessoas. André Sanches. safemi

segunda-feira, 2 de julho de 2012

CUIDADOS COM SEU BULLDOG FRANCÊS


Cuidados básicos com o bulldog francês

  • Um cuidado importante é procurar boas indicações de veterinários para o seuBuldogue Francês.  Assim como há especialidades na medicina humana, há veterinários especialistas em dermatologia, cirurgia, oftalmologia, neurologia, clínica médica, entre outros. Sempre que puder, opte por  especialistas para atender seu frenchie. 
  • Ofereça alimentação de qualidade, preferencialmente caseira e sem grãos (milho, trigo, soja).  Pele, pêlos, estrutura muscular, resposta imunológica e muito, muito mais, dependem de uma alimentação adequada. Nós utilizamos a alimentação caseira crua, a base de meaty bones, carnes, óleos, frutas,  verduras e alguns suplementosencontrados facilmente no comércio. Na nossa experiência com ração industrializada, durante anos, observamos: alta incidência de alergias e intolerância alimentar, flatulência excessiva nos cães, maior incidência  de perda de pelos, episódios de enterites frequentes.
  • Pele e pelagem: o Buldogue Francês é um cão que apresenta pouco cheiro, portanto, banhos a cada 30 (trinta) dias são suficientes. Para evitar queda dos pêlos mortos no ambiente, uma rápida escovação 2X por semana resolve o problema;
  • Pregas de pele: para evitar assaduras entre as dobras de pele, principalmente no focinho, recomendamos limpar o local com algodão úmido e secar, pelo menos 2X por semana. Nada de passar talco, maisena, Hipoglós, etc. O segredo de manter as dobrinhas saudáveis é mantê-las secas!
  • Ouvido e orelhas: a face interna das orelhas de um buldogue francês devem estar sempre lisas e macias ao toque. O ouvido externo não deve apresentar secreção serosa excessiva. Existem produtos no mercado, de excelente qualidade, específicos para limpeza dos ouvidos.
  • Unhas: caso seu Buldogue Francês circule por ambientes de piso áspero, suas unhas se desgastarão normalmente. Se isso não acontecer, solicite o corte a alguém especializado, para que não atrapalhe no andar, não cause ferimentos na pele, olhos, etc, quando o cão se coça.  Aprenda a cortar as unhas do seu bulldog francês.
  • Focinho: o frio, o calor, a poluição acabam por ressecar o focinho e ele pode apresentar uma aparência rugosa. Em inglês, isso é chamado de crusted nose - nunca ouvi nenhum nome  referente a este termo em português, mas seria algo como "focinho com crosta". Não é nada patológico, nem irá causar problemas! Para resolver, apenas hidrate diariamente a pele do focinho com vaselina (Hipoglós também serve - mas é menos estético!) e esfolie ligeiramente com uma toalhinha.
  • Banho: faça com que o banho seja um momento relaxante, dentro da sua própria casa e não no ambiente impessoal e potencialmente contaminado dos pets-shops. Não raro bulldogs franceses são vítimas de hipertermia , por desconhecimento dos funcionários destes estabelecimentos.
  • Atividade física: o Buldogue Francês é um cão predisposto a hipertermia, portanto, não é a melhor companhia para lhe acompanhar nas maratonas,  passeios de bicicleta ou expedições ecológicas  Entretanto,  um passeio de meia hora, num horário fresco lhe fará muito bem!
  • Plantas tóxicas: Buldogues Franceses são cães muito curiosos. Portanto, se você cultiva estas plantas em sua residência, considere a possibilidade de aumentar a altura dos vasos, elas são potencialmente tóxicas para cães:
    • Bico-de-Papagaio
    • Crisântemo
    • Lírio
    • Espada-de-São-Jorge
    • Azaléia
    • Clívia
    • Cróton
    • Urtiga
    • Comigo-Ninguém-Pode
  • Piscinas: para Buldogues Franceses faço as mesmas recomendações que faço para crianças: Cuidado com piscinas!  Frenchies possuem o corpo quadrado e pesado, patas curtinhas e não possuem cauda longa, que também auxilia os cães na água. Portanto, convém confiar não em sua anatomia totalmente anti-aquática! 
  • Ectoparasitoses: lugares como pracinhas com grama, chácaras, sítios e fazendas são um adorável habitat para ectoparasitos (pulgas e carrapatos). Sempre que for passear com seu cão em locais onde a infestação de ectoparasitas for potencialmente alta, certifique-se que seu cão esteja protegido.  Não se esqueça que carrapatos transmitem doenças seríssimas como a babesiose, erliquiose, febre maculosa, entre outras.
  • Endoparasitoses ou verminoses: utilize medicamentos vermífugos sempre que for necessário, porém com prudência. Este grupo de medicamentos costuma ser  bastante hepatotóxico e não deve ser utilizado sem que haja necessidade real.  Cães infectados com vermes costumam apresentar história de diarréia, emagrecimento, má absorção alimentar e vômitos. Entretanto, é o exame parasitológico de fezes que fará o diagnóstico adequado.
  • Vacinação: sabe-se que a utilização de vacinas deve ser feita com prudência porque essas não são isentas de efeitos colaterais a curto-médio-longo prazo.  Discuta com o veterinário da sua confiança quais as vacinas realmente necessárias para o seu cão.

3 comentários:

  1. Meu bulldog é adverso das características mencionadas por vcs, por que?
    Ele tem 11 meses, vai melhorar?

    ResponderExcluir
  2. Meu bulldog é adverso das características mencionadas por vcs, por que?
    Ele tem 11 meses, vai melhorar?

    ResponderExcluir
  3. O problemas sobre vacinas é que a maioria dos veterinários, indica uma bateria de vacinas, e eles mesmos vendem estas, e ficamos na dúvida e com medo de não vacinar e expor eles a doenças ou vacinar desnecessariamente.

    ResponderExcluir