Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
Sou um apaixonado por Bulldog Francês comecei com uma fêmea e agora estou criando a raça por motivo de ser um cachorro de temperamento tranquilo e companheiro Estamos providenciando o nosso próprio canil logo com muitos filhotes de qualidade para nossos amigos e clientes. Venho por meio deste blog, informar as pessoas sobre algumas duvidas que já tive também, sobre doenças e outras coisas, por isso dedico algum tempo do meu dia pra procurar matérias sobre a raça e doenças em geral, escrever algumas coisas que já passei criando a raça. Espero com isso ajudar as pessoas. André Sanches. safemi

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

ESPIRRO REVERSO


Saiba se o seu animal sofre de espirro reverso

Sabe aquele barulho parecido com um engasgo que o seu cachorro faz? Ele se chama espirro reverso. Sintoma não é patológico e pode durar segundos ou minutos

Aline Souza

Do JC Online

Veterinário Ivan Reis orienta sobre as possíveis causas do espirro reverso / Foto: Aline Souza / Especial para o JC

Veterinário Ivan Reis orienta sobre as possíveis causas do espirro reverso

Foto: Aline Souza / Especial para o JC

Um barulho esquisito, que parece com o som de um engasgo ou lembra um sufoco, e você prontamente se desespera pensando que o seu cachorrinho vai morrer sem ar. Se você já presenciou a cena mais de uma vez deve ter pensando que o seu pet estava doente, não é? O estranho é que, logo em seguida, do mesmo jeito que apareceu, esse sintoma vai embora e você fica sem saber o que fazer. Apesar de ser um pouco assustador, esse barulho tem nome: espirro reverso. E é mais comum do que muitos imaginam.

De acordo com o veterinário da Cia dos Animais, Ivan Reis, o episódio pode durar segundos ou minutos. É mais comum em animais jovens, bracefálicos (que tem o focinho achatado, como o Pug, o Boxer, o Shitzu, o Buldog etc) apresentarem o sintoma, e não pode ser caracterizado como doença.
"Alguns estudos apontam o sintoma como um possível fator genético, principalmente em algumas raças. Mas alergia, poeira, alimentos inadequados e tudo o que pode causar irritação no palato mole e na garganta do pet provoca o espirro reverso, que nada mais é do que a dificuldade do animal para puxar o ar. Tapar levemente o fucinho do animal e amaciar a garganta pode aliviar o sintoma", diz Ivan.
A dona de casa Wânia Pereira, disse que desde cedo o poodle Kenay apresentava esses sintomas. "Quando ele era mais novo volta e meia comia alguma coisa e ficava com dor de barriga ou doente. Então quando ele fazia esses espasmos achávamos que era algo que ele tinha engolido e fazia um barulho como se tivesse engasgado. Mas é importante saber do espirro reverso, pelo menos eu fico aliviada e sei que não é nenhuma doença."


Ainda de acordo com o veterinário, cerca de 60% dos cães apresentam o sintoma. Nos felinos os casos são bem raros. "Recebo muitas pessoas no consultório relatando algum caso e achando que o animal está doente do coração ou outras doenças, mas não é nada patológico", orienta o veterinário.

Além disso, Ivan também explica que quando o animal puxa muito a coleira pode apresentar o sintoma posteriormente. "Aquele engasgo que ele sofre quando tenta puxar muito a coleira pode causar o espirro no futuro. O ideal para passeios são as coleiras que pegam o dorso do bichinho (coleiras de barriga)."
ALERGIA - Processos também comuns aos seres humanos desencadeiam alergias em cães e gatos, que é um estado imunológico que o animal vai apresentar sendo uma reação a alguma substância. As mais frequentes são a dermatite alérgica de contato, alimentar e por atopia - tudo o que o animal pode inalar.

Ficar atento ao animal e observar se ele está com alguma coceira é importante para identificar possíveis processos alérgicos.

Cuidados:
» Banhos são indicados apenas uma vez na semana:
Os animais precisam da oleosidade natural da derme, que o protegem de infecções e outras doenças, inclusive alergias.

» Não usar produtos para seres humanos:
O PH da derme do animal é diferente da do ser humano, por isso nenhum tipo de produto usado em humanos - mesmo para bebês - é indicado para os animais;

Serviço:
Cia do animais
Ivan Reis - Veterinário
(81) 3361.5261 / 3082.6668

fonte: jconline.ne10.uol.com.br