Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
Sou um apaixonado por Bulldog Francês comecei com uma fêmea e agora estou criando a raça por motivo de ser um cachorro de temperamento tranquilo e companheiro Estamos providenciando o nosso próprio canil logo com muitos filhotes de qualidade para nossos amigos e clientes. Venho por meio deste blog, informar as pessoas sobre algumas duvidas que já tive também, sobre doenças e outras coisas, por isso dedico algum tempo do meu dia pra procurar matérias sobre a raça e doenças em geral, escrever algumas coisas que já passei criando a raça. Espero com isso ajudar as pessoas. André Sanches. safemi

domingo, 3 de março de 2013


NÃO MEDIQUE SEU ANIMAL DE COMPANHIA POR CONTA PRÓPRIA


10
Frequentemente temos tido problemas com animais que chegam intoxicados por medicamentos impróprios para seu metabolismo, ou dosagens incorretas, ou efeitos colaterais graves.
Os casos mais comuns são devido a administração de antinflamatórios ou antitérmicos por conta própria. Sobretudo os gatos, se intoxicam facilmente com antinflamatórios, podendo inclusive morrer por isso, como por exemplo o uso do paracetamol ou acetominofen ( cujo nome fantasia mais conhecido é o Tylenol). O princípio ativo do paracetamol causa destruição das hemácias do gato, levando a anemia aguda, e consequente falta de oxigenação, pois é a hemoglobina contida na hemácia que carreia o oxigênio até os pulmões. Sem isso, o animal fica impedido de oxigenar seus tecidos, e morre. Mesmo uma transfusão de emergência às vezes não consegue reverter o quadro.
Isto pode acontecer com qualquer outro antinflamatório não hormonal, porém com o paracetamol ou acetaminofen, o efeito é muito rápido. O mesmo ocorre com produtos locais, a base de azul de metileno, geralmente usados no controle de miíases (bicheiras provocadas por larvas de moscas)
Por outro lado em cães, antinflamatórios podem acarretar perigosas irritações da mucosa do aparelho gastrointestinal, principalmente se ultrapassar cinco dias de admistração, a não ser que sejam devidamente prescritos pelo médico veterinário.
De MODO ALGUM associe um antinflamatório não hormonal- AINES- como meloxican, carprofeno, firocoxib, fenilbutasona, ácido acetilsalicílico,etc e um antinflamatório hormonal, como prednisolona ou dexametasona. A associação de ambos é desastrosa para a mucosa gástrica, com potencial de provocar extensas úlceras e sangramento em pouco tempo.
È muito comum o uso de produtos para otites, compostos de vários componetnes, antinflamatórios, analgésicos, antibióticos, antifúngicos. Porém, há um tempo limite para sua admistração. O uso diário e prolongado de produtos á base de aminoglicosídeos, como a gentamicina por exemplo, pode provocar surdez.
Uso indiscriminado de antibióticos sem a prescrição do médico veterinário pode ser desastroso. Por exemplo, derivados das tetraciclinas, como a doxiciclina, e a enrofloxacina, se dados para gestantes e filhotes com menos de 6 meses, tem potencial para destruir o esmalte dos dentes, e este efeito persiste nos dentes definitivos. Também causa lesões nas cartilagens das articulações.
Também é comum o uso de colírios nas irritações e vermelhidão dos olhos, de cães e gatos. Porém, sem saber a causa, o uso destes põem agravar e muito o problema, dificultando depois seu tratamento.
Regimes de emagrecimento para gatos obesos, feitos por conta própria, diminuindo bruscamente a quantidade de ração, ou limitando o oferecimento das refeições, causam profunda ansieedade nos mesmos, podendo adquirir TOC ( transtorno obssessivo-compulsivo) ou levá-los a graves alterações metabólicas, como pancreatites, infiltração gordurosa do fígado e mesmo diabetes mellitus.
Gatos não são cães pequenos, e cães não são humanos miniaturas. São espécies diferentes, com uma fisiológica e exigências próprias, que devem ser respeitadas, e é o médico veterinário quem estuda anos a fio para ser qualificado a tratá-los convenientemente.
Atualmente , como ocorre com a Medicina Humana, tentamos implantar a Saúde Preventiva, que não se limita á administração das vacinas obrigatórias, e sim, através de consultas periódicas, anuais ao menos nos jovens, semestrais ou trimestrais nos mais idosos ou aqueles que precisam de tratamentos continuados. Mesmo que estejam assintomáticos e não demonstrando sintomas, é o momento ideal para serem examinados. Tratar um animal depois que ele já apresenta uma série de sintomas, sempre significa que a doença estava ali e avançou. Portanto, check ups periódicos sempre irão garantir mais saúde para seu pet.
Em qualquer duvida procure sempre um veterinario