Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
Sou um apaixonado por Bulldog Francês comecei com uma fêmea e agora estou criando a raça por motivo de ser um cachorro de temperamento tranquilo e companheiro Estamos providenciando o nosso próprio canil logo com muitos filhotes de qualidade para nossos amigos e clientes. Venho por meio deste blog, informar as pessoas sobre algumas duvidas que já tive também, sobre doenças e outras coisas, por isso dedico algum tempo do meu dia pra procurar matérias sobre a raça e doenças em geral, escrever algumas coisas que já passei criando a raça. Espero com isso ajudar as pessoas. André Sanches. safemi

sábado, 3 de novembro de 2012

Erliquiose ou Erlichiose

Erliquiose



A erliquiose ou erlichiose é uma enfermidade infecciosa que acomete os cães e é causada por uma bactéria que pertence à família das Rickettsiaceae, gênero Ehrlichia e, geralmente, pela espécie Ehrlichia canis, agente da erliquiose monocítica canina. Esta bactéria é um parasita intracelular obrigatório que invade os glóbulos brancos e é considerada uma zoonose, ou seja, há transmissão do animal para o homem.

Ehrlichia canis (parte escura)
Sua transmissão se dá, principalmente, pela picada docarrapato Rhipicephalus sanguineus infectados com a bactéria, na fase aguda da doença. No momento da picada, o vetor biológico pode transmitir, além da E. canis outros parasitas, como a Babesia sp. (babesiose) e o Hepatozoon sp.
Após entrar no organismo do cão, ocorre a multiplicação desta bactéria nos órgãos do sistema mononuclear fagocítico (fígadobaço e linfonodos). Na fase aguda da doença, há uma hiperplasia linforeticular, seguida de inflamação. Em seguida, irá ocorrer a destruição das células-alvo periféricas, ou um sequestro delas, resultando em trombocitopenia e leucopenia. Após a fase aguda, há o aparecimento da fase subclínica, onde há a persistência da E. canis no hospedeiro, gerando altos títulos de anticorpos. Esta fase pode durar vários anos, não havendo aparecimento evidente de sintomas. O aparecimento da doença crônica se dá com a incapacidade de eliminação do agente e caso ocorra imunossupressão do hospedeiro, ocorrerá uma agudização da doença. Durante esta fase há o aparecimento de uma hipoplasia medular que resulta em uma anemia aplástica, monocitose, linfocitose e leucopenia.
Os sinais clínicos apresentados pelo animal variam de acordo com a fase em que ele se encontra. Na fase aguda da doença é possível ser observado febre (39,5 a 41,5°C), anorexia, redução de peso, fraqueza muscular, letargia, petéquias hemorrágica, secreção nasal purulenta, epistaxe, relutância em realizar movimentos, tremores musculares, sinais pulmonares e insuficiência hepática e renal.
A fase subclínica, na maioria das vezes, é assintomática, mas algumas complicações podem ser observadas em alguns casos, como: depressão, hemorragias, edema de membros, anorexia e mucosas pálidas.
A fase crônica comporta-se como uma doença auto-imune. Normalmente, o animal apresenta os mesmos sintomas da fase aguda, só que em menor grau, encontrando-se apático, caquético e mais susceptível à infecções secundárias. Nos exames laboratoriais, pode ser observado uma anemia aplástica, monocitose, linfocitose e leucopenia.
O diagnóstico é difícil de ser realizado na fase inicial da doença, pois pode haver resultado falso negativo e os sintomas são inespecíficos. Por isso, deve-se basear na história clínica, histórico de presença de carrapatos e a confirmação deve ser realizada através de exames laboratoriais, como o esfregaço sangüíneo ou decalque dos órgãos alvos. Pode também ser realizado o teste de imunofluorescência indireta que é um método sensível e específico, proporcionando um diagnóstico preciso. Outro teste muito simples é o Immunocomb, que é baseado na detecção de anticorpos IgG contra Erlichia canis no soro.
O tratamento tem por objetivo prevenir a manutenção da doença pelos portadores sãos. Diversos antibióticos podem ser utilizados para o tratamento desta doença, mas a droga de eleição é a doxiciclina. A dose varia conforme a fase e o estado em que o animal se apresenta, sendo que ela varia de 5 a 11 mg/kg de peso vivo (fornecida 2 a 3 antes da alimentação ou após ela, para que não haja interferência na sua absorção), duas vezes ao dia, durante 14 a 21 dias de tratamento na fase crônica e até 8 semanas na fase aguda. Pode ser feito um tratamento suporte, utilizando-se a fluidoterapia (principalmente em quadros crônicos) e corticóides em animais que apresentam trombocitopenia. Em alguns casos se faz necessária a transfusão sanguínea.
A prevenção é feita através do controle da população de carrapatos nos animais, bem como no meio ambiente, através do uso de produtos acaricidas. Existem autores que propõe tratar os animais provenientes de áreas endêmicas de carrapatos com doses terapêuticas de doxiciclina, por mais de uma geração do carrapato transmissor.
Fontes:
http://www.fatimahborges.com.br/artigo.php?code=196
http://www.cbpv.com.br/rbpv/documentos/1832009/rbpv_v18n3_a10.pdf
http://pt.wikipedia.org/wiki/Erliquiose
http://www.animaisdecompanhia.com.br/component/content/article/43/184-erliquiose
http://www.ourofino.com/portal/wp-content/uploads/espaco_veterinario/Erliquiose_canina.pdf
http://www.vet.uga.edu/VPP/clerk/Bockino/

AVISO: As informações contidas neste texto são apenas para referência, não devendo ser usadas para automedicação ou autodiagnóstico. Se você estiver com algum problema de saúde, procure um médico.

RECEITAS NATURAIS PARA CÃES


RECEITAS NATURAIS PARA CÃES

dog com
PICOLÉ DE FRUTA
* 1 banana madura amassada bem
* 1 / 2 xícara de suco de maçã adoçado naturalmente
* 1 copo de iogurte natural sem gordura
* 1 Colher de de sopa de mel
Misture todos os ingredientes muito bem e congele em uma bandeja de cubos de gelo.
PICOLÉ DE FRANGO
* 1 / 2 xícara de caldo de galinha
* 1 copo de iogurte natural sem gordura
Misture os ingredientes e congele em uma bandeja de cubos de gelo.
BISCOITINHOS CANINOS
Os alimentos para bebês vêm em vários sabores diferentes: de frango, carneiro, fígado, carne, maçã, abóbora, e muito mais! Então, escolha o sabor de sua preferência e faça para o seu cãozinho alguns destes biscoitos especiais. Apenas certifique-se de ler o rótulo com cuidado para garantir que não tenham ingredientes prejudiciais aos cães, como cebola e alho.
Dica : Comprar comida para bebê com componentes orgânico, se possível.
* 2 potes de comida para bebê (2,5 frascos oz) – você escolhe os sabores
* 3 / 4 xícara de grãos inteiros de cereais arroz ou flocos de aveia
* 1 / 2 xícara de germe de trigo
* 1 / 2 xícara de leite em pó
Pré-aqueça o forno a 325 º C. Misture todos os ingredientes juntos. Pingue a massa(quantidades pequenas) em uma assadeira levemente untada e leve ao forno por 20 minutos!
LANCHINHO RÁPIDO
lach
* 2 fatias bem pequenas de bacon
* 3 ovos
* 3 água TBSP
Frite as 2 fatias de bacon em uma panela anti aderente . Deixe esfriar sobre papel absorvente.
Em uma tigela – Coloque as claras de ovo só (separar e descartar a gema) e
3 colheres de sopa de agua. Misture vigorosamente.
Em seguida, corte o bacon de peru em pedaços pequenos e adicione à mistura de ovos.
Despeje a mistura na panela fritar anti aderente e cozinhe até ter a consistência de omelete.
MINI JANTAR
* 4 coxas de galinha desossadas e sem a pele
* 1 xícara de ervilhas congeladas
* 1 / 2 cabeça de repolho verde
* 2 xícaras de arroz integral cozido
Em uma panela – ferva as coxas com as ervilhas e o repolho até cozinhar bem . Depois que esfriar, desfie o frango e amasse as ervilhas e corte o repolho bem pequeno ( pode ser folhas de brocolis ou couve-flor tambem),a crescente o arroz integral cozido e coloque numa forma. Quando esfriar bastante, retire em colheradas e sirva ao cãozinho.
FONTES: http://bichosonline.vet.br