Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
Sou um apaixonado por Bulldog Francês comecei com uma fêmea e agora estou criando a raça por motivo de ser um cachorro de temperamento tranquilo e companheiro Estamos providenciando o nosso próprio canil logo com muitos filhotes de qualidade para nossos amigos e clientes. Venho por meio deste blog, informar as pessoas sobre algumas duvidas que já tive também, sobre doenças e outras coisas, por isso dedico algum tempo do meu dia pra procurar matérias sobre a raça e doenças em geral, escrever algumas coisas que já passei criando a raça. Espero com isso ajudar as pessoas. André Sanches. safemi

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

  • Raiva: a raiva é uma enfermidade infecto-contagiosa aguda, sempre fatal, caraterizada principalmente por sinais nervosos ora representados por agressividade, ora por paresia e paralisia. É causada por um RNA – vírus da família Rhabdoviridade e acomete todos os mamíferos, inclusive o homem. A transmissão se dá através dos próprios animais doentes e também por portadores inaparentes sendo introduzidos pela saliva via subcutânea para dentro do organismo do animal. É muito comum adquirir raiva após sofrer uma mordida de um animal contaminado.

    • Parvovirose: é uma enfermidade infecto-contagiosa vírica. Causa vômitos e diarréias sanguinolenta; apresenta alta mortalidade. Tem prevalência mundial desde o final dos anos 70. O Dr.Marcos Migliano foi um dos primeiros veterinários a introduzir a vacinação contra a parvovirose no Brasil naquela época.
    • Cinomose: é uma doença viral multi-sistêmica, altamente contagiosa. se manifesta principalmente por febre, coriza aguda, bronquite, pneumonia severa, gastroenterite e sinais de comprometimento do sistema nervoso central. Não necessariamente todos os sintomas estão presentes.
    • Parainflueza: é uma doença viral aguda, não costuma dar hipertemia acima de 40°C. Comumente não apresenta pneumonia, apenas rinofaringite com exsudato nasal seroso ou seromucoso.
    • Hepatite infecciosa dos cães (Adenos vírus tipo I): é um enfermidade vírica, infecto-contagiosa aguda, própria de canídeos, que varia desde simples hipertemia e congestão de mucosas, até severa depressão, convulsão e marcada leucopenia.
    • Adenovírus tipo II: é um doa agentes etiológicos da tosse dos canis (traqueobronquite infecciosa).
    • Leptospirose: é um enfermidade infecto-contagiosa aguda, febril, com grave sintomatologia entérica, hepática e renal, muitas vezes acompanhadas de hemorragias generalizadas e icterícias, causada por L.interroganas, sorotipo canicola e icterohaemorragiae, Lpomana, L.gippotyphosa, algumas vezes ocorrem sinais encefálicos e abortos. Também é uma zoonose (doença comum entre o homem e o animal).
    • Coronavírus: é uma doença contagiosa aguda dos cães, causada por um vírus epiteliotrópico que invade preferencialmente os enterócios (células do epitélio intestinal das pontas vilosas, causando destruição e atrofia). a fusão dos vírus resultantes causa diarréia de severidade variável.
    • Giardíase: é uma doença causada pelo protozoário flagelado, Giardia Lambila. O cão infecta-se facilmente ingerindo cistos de giardia, que podem estar presentes na água, nos alimentos ou nos pêlos doas animais. A Giardíase causa a síndrome de má absorção, má digestão, levando à desidratação, diarréia, perda de peso, dor abdominal e flatulência. Além de perda de apetite, vômito e letargia.
    • Tosse dos Canis: doença de fácil transmissão entre os cães de todas as idades. Resulta da inflamação das vias aéreas superiores (traqueobronquite). O animal apresenta tosse seca que pode ser seguida de ânsia ou vômito e anorexia parcial. Pode evoluir para broncopneumonia e ser fatal em cães filhotes e idosos.
    • Preventivo para filária: uma vez por mês o animal deve tomar um comprimido de interceptor, Cardomec ou usar o Revolution topicamente, para evitar o verme do coração, principalmente os animais que viajam com os donos para o litoral onde a prevalência é maior
    FONTE: Dr. Marcos Migliano – Clínica Veterinária Faria Lima