Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
Sou um apaixonado por Bulldog Francês comecei com uma fêmea e agora estou criando a raça por motivo de ser um cachorro de temperamento tranquilo e companheiro Estamos providenciando o nosso próprio canil logo com muitos filhotes de qualidade para nossos amigos e clientes. Venho por meio deste blog, informar as pessoas sobre algumas duvidas que já tive também, sobre doenças e outras coisas, por isso dedico algum tempo do meu dia pra procurar matérias sobre a raça e doenças em geral, escrever algumas coisas que já passei criando a raça. Espero com isso ajudar as pessoas. André Sanches. safemi

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Hora do acasalamento




Algumas recomendações antes do acasalamento
Veja:
Escolha sempre um macho da mesma raça da sua fêmea com porte físico igual ou com pouca diferença.

Olhe sempre se as vacinas estão em dia dos dois pra não ocorrer nenhum risco dos filhotes vim com algum tipo de doença.
Tenha sempre o acompanhamento de um veterinário.
Época boa para acasalamento após o 2° Cio da cachorra.
O ciclo canino acontece com a frequência de, aproximadamente, seis em seis meses. A vulva fica congestionada e inchada e expele um corrimento seroso, que em seguida se torna sanguinolento. Mas essa secreção também é sujeita a variações, e em algumas cachorras é abundante, em outras pode nem aparecer (cio seco), e às vezes é tão diminuta que nem se percebe.
Apos perceber que ela entrou no Cio pode ocorrer o ato após seu 11° dia, porque ela estará numa época boa, porque 50% dos seus óvulos são liberados pelos ovários, então a chance da cachorra fica prenha na primeira cruza é muito grande, e isso evita de judiar da cachorra antes da hora, e recomendado que a cachorra cruze três vezes, de tal forma cruze um dia e pula um durante três vezes.
Alguma cachorra quando chega essa época elas podem mudar de humor algumas fica um doce, outras ficam muito bravas por causa da mudança hormonal dela, pode acontecer de a Fêmeas,  não deixar o macho fazer a montaria, e você desejando tanto que ela tenha alguns filhotes, terá de optar por inseminação artificial, isso acontece muito por a Fêmea não deixar o macho fazer a montaria, algumas vezes pelo macho não alcançar. 
Mas isso já e um fato em comum entre os criadores hoje de algumas raças como os Bulldogs Francês ou Bulldogs Inglês e Pug e outras raças.
O que devemos ter cuidado hoje pra não colocar cachorros com algumas doenças pra cruzarem para não aumentar os números de animais com as mesmas doenças.
Quem não deve acasalar: animais portadores de enfermidades transmissíveis geneticamente como: displasia coxofemoral, ausência de um testículo (criptorquidismo), alergias graves, catarata precoce e epilepsia; animais com problemas cardíacos graves; fêmeas com excesso de peso; cães com doenças sexualmente transmissíveis como Tumor de Sticker e Brucelose, e algumas outras.
A gestação deve ter sempre acompanhada por um veterinário de sua confiança para poder fazer o acompanhamento da gestação que ocorre no período de no máximo 63 dias após o primeiro acasalamento podendo ocorrer o parto a partir 58° dia de gestação.
Mas hoje com a ajuda da tecnologia estamos bem amparados pelos veterinários,
Que usa ultrassom e raios-X dando o tempo de gestação e quantidade de filhotes quase sempre exatos.
Mas o, mas correto e esperar ate o ultimo dia para não correr o risco de filhotes prematuro.
Geralmente a cadela começa mostra os sinais que está prenha a partir do 20° dia que é quando a barriga começa a aparecer mais, ficando redondinha, e ela começa a ficar, mas quieta, isso também acontece por causa de seus hormônios, ficando indisposta para brincar e correr.

Momento do parto.
Como saber que esta na hora certa.
Veja alguns sinais:
A cachorra ficara tentando fazer ninho.
Vai ter sinais pela vagina de uma secreção escorrendo
Terá contrações nesse momento e a hora certa de correr para seu veterinário para ele poder acompanhar o parto de sua cachorra, e 
ela assim vai poder ter seus filhotes com segurança.


37 comentários:

  1. Boa noite, e necessário eles ficarem em um lugar menor(canil) para cruzarem, ou posso deixar eles livres em uma área maior(tipo um quintal gramado de 1000m).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar em qualquer lugar. Porem nem todo bulldog consegue montar por si proprio.. as vezes precisam de uma ajudinha, em alguns casos so inseminacao. Que eh super pratico fazer.

      Excluir
  2. A partir de qual idade, o macho bulldog francês pode cruzar? Ainda, existe alguma relação entre as cores dos cães (recessivo, etc)? Desde já agradeço pela ajuda. Rogerio.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Meu Bulldog Frances macho não quer cruzar com a Femeá, mesmo ela estando no período fertilidade estou reparando que ela reclama para ele acasalar e ele não quer. Isto é normal? Tem alguma dica que possa seguir para melhorar esta situação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim.. tente estimular ele.. pegue no pintinho dele e ja sabe o resto.

      Excluir
  5. Um buldogue macho de 8 meses já pode acasalar?

    ResponderExcluir
  6. Um buldogue macho de 8 meses já pode acasalar?

    ResponderExcluir
  7. Um buldogue macho de 8 meses já pode acasalar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, me Chamo Thiago e sou Criador, Sim na maioria dos casos com 8 meses ja pode cruzar sim, tente fazer um espermograma antes para ter certeza.

      Excluir
  8. E um Bulldog de 7 meses ??? pode cruzar ???

    ResponderExcluir
  9. Responde as comentrios faz bem ne meu amigo. Criou o site pra que?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel, entao tenho 3 padreadores um deles quando tinha 8 meses eu fiz uma inseminacao com ele e me deu 6 filhotinhos lindos.

      Excluir
  10. Responde as comentrios faz bem ne meu amigo. Criou o site pra que?

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde com que idade mesmo pode um dog frances acasalar??obg

    ResponderExcluir
  12. Meu bulldog francês conseguiu fazer a montaria com ela no 11 dia mas eu só vi uma vez, depois só uma tentativa eu presenciei, ela pode pegar cria mesmo com uma monta confirmada?

    ResponderExcluir
  13. Ele tem um ano e dois meses ela tem 18 meses

    ResponderExcluir
  14. Ele tem um ano e dois meses ela tem 18 meses

    ResponderExcluir
  15. Boa noite...tenho uma cadelinha de 10kg..o macho que fornecerá o semem (pois será por inseminação) pesa 14 kg..o parto será cesariana..gostaria de saber se está diferença de tamanho e prejudicial ?

    ResponderExcluir
  16. meu budoog so tem um testiculo ele consegue fazer bbzinhos

    ResponderExcluir
  17. Meu macho tem 12 kg e a fêmea tem de 7 a 8 kg...
    Eles já cruzaram, tem algum problema essa diferença de peso e de tamanho?

    ResponderExcluir
  18. Minha cadelina está no segundo cio. Estou tentando que ela cruze. Ele monta—a mas não fica "agarrado" Tem que ficar para ela ficar prenha?

    ResponderExcluir
  19. Minha Bulldog e Branca com Rajada ele pode cruzar com macho saudável de qualquer pelagem? Tipo Cinza Rajado tem até olhos verdes pela informação dono do Macho!

    ResponderExcluir
  20. OLá tenho uma dúvida, minha buldogue cruzou por 7 dias com um da mesma raça, ontem quando trouxe ela pra casa um salsicha conseguiu entrar no espaço dela e acho que pegou, isso prejudica a gravidez ?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  21. Meu Bulldog Frances tem 4 meses, tá tirando o pinto pra fora e fazendo movimentos nas minhas fêmeas de porte maior... Já está apto a namorar com uma femea da mesma raca?

    ResponderExcluir
  22. Oi até q idade pode tirar cria na fêmea?

    ResponderExcluir
  23. Olá, sou de Realengo Rio de janeiro tenho um Bulldog francês de 10 meses que já quer acasalar, alguém daqui de Realengo?

    ResponderExcluir
  24. Boa noite. Tenho uma femea de bulldog frances, teve o primeiro cio com 7 meses, agora com 10 meses notei que tava sagrando e vi que ela ta se oferecendo para o macho da mesma raca idade e tamanho. Sera que ela ta no cio de novo? E eu posso deixar ela junto com o macho?
    Grato

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde gostaria de saber
    Vou cruza meu Bulldog
    Mas dona da fêmea disse que ele teria que fica 3 dias na casa dela isso e verdade?
    Quanto tempo eles ficam grudado

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde. Minha cadela bulldog frances vai fazer um ano em setembro e ainda não lhe veio o primeiro cio, gostava de saber se é muito normal isso

    ResponderExcluir
  27. Boa noite, eu tenha uma filhota de 10 meses, eu gostaria de saber se eu posso colocar com um macho... Segunda feira ela já faz 11 dias do cio.

    ResponderExcluir
  28. Ola cm quantos meses a femea de bulldog francês pode cruzar cm um cachorro da mesma raça

    ResponderExcluir
  29. No caso de não querer que a fêmea engravide, quantos dias devo deixar ela separada do macho após o primeiro dia do sangramento?

    ResponderExcluir
  30. Minha Bulldog sangra 20 dias . Qual melhor dia pra cruza-la???

    ResponderExcluir