Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
Sou um apaixonado por Bulldog Francês comecei com uma fêmea e agora estou criando a raça por motivo de ser um cachorro de temperamento tranquilo e companheiro Estamos providenciando o nosso próprio canil logo com muitos filhotes de qualidade para nossos amigos e clientes. Venho por meio deste blog, informar as pessoas sobre algumas duvidas que já tive também, sobre doenças e outras coisas, por isso dedico algum tempo do meu dia pra procurar matérias sobre a raça e doenças em geral, escrever algumas coisas que já passei criando a raça. Espero com isso ajudar as pessoas. André Sanches. safemi

sábado, 25 de agosto de 2012

Doenças de pele – Dermatite, Tinha e Sarna

Doenças de pele – Dermatite, Tinha e Sarna

ARCADENOE.SAPO.PT




 

Doenças de pele – Dermatite, Tinha e Sarna
As doenças de pele nos cães estão por detrás de muitas eutanásias ou abandonos. O cão com uma doença de pele deixa de ter uma pelagem atraente, o que causa muitas vezes repulsa por parte dos donos. Os tratamentos de doenças de pele exigem efectivamente uma grande compromisso por parte do dono, dedicação que é na maioria das vezes recompensada. Se acompanhadas desde o início, a maior parte das doenças de pele conseguem ser travadas.

Dermatite Atópica


Existem vários tipos de dermatite, causadas pelas mais variadas razões, desde alergia a alimentos, picadas de pulgas, etc. Contudo é a Dermatite Atópica que mais afecta os cães. A atopia é uma reacção alérgica a causas ambientais, tais como o pólen, produtos de limpeza, coleiras anti-parasitas, plástico dos recipientes de comida, etc. Este tipo de dermatite é uma doença de pele bastante frequente sobretudo nos animais mais jovens, surgindo geralmente até aos 2 anos de idade. É bastante incómoda para os cães, uma vez que estes sentem bastante comichão, tecnicamente apelidada de prurido. As áreas mais afectadas são a zona do focinho, olhos e queixo, os pés, a base do dorso e coxas.

A Dermatite Atópica não tem cura, sendo que o cão irá sempre desenvolver uma reacção quando exposto ao agente causador da irritação da pele. Contudo, pode ser tratada de forma a garantir ao animal uma vida com qualidade, diminuindo os sintomas até ao ponto de serem imperceptíveis.

Existem dois tipos de dermatite atópica: a seca e a húmida, sendo a última mais perigosa. A dermatite seca provoca a queda de pêlo e a vermelhidão da pele. A dermatite húmida é uma infecção com pus onde a carne está exposta. É resultado da acção contínua do cão que lambe e coça a região. Os cães com subpêlo estão mais propensos à formação de dermatites húmidas.

Conforme a gravidade dos casos, podem ser empregues vários tipos de tratamentos. Banhos frequentes, anti-histamínicos ou corticóides são as medidas mais utilizadas. Descobrir qual a causa da dermatite não é fácil, mas é necessário reduzir esse estímulo. Cada caso é específico e deve ser o veterinário a determinar qual a forma de acção mais eficaz.

Tinha


A Tinha, ou dermafitose, é uma doença curável, mas é altamente transmissível entre animais e pode mesmo ser passada aos humanos, sobretudo às crianças. A Tinha é causada por um fungo que provoca a queda de pêlo e vermelhidão numa região circular da pele, com geralmente 2 cm de diâmetro. Frequentemente acompanhada de prurido, afecta sobretudo as extremidades: o focinho, as orelhas, a cauda e as patas.

Um cão entra em contacto com os esporos dos fungos através do meio que o rodeia e transmite-os a outros cães e pessoas também através de contacto. Todo o material em que o animal toca, torna-se uma possível fonte de contágio e por isso deve ser desinfectado regularmente. A maior parte dos animais consegue combater naturalmente o fungo, mas se o cão se encontrar num estado de saúde mais frágil pode ser infectado mais facilmente. Geralmente a má-nutrição, enfraquecimento do sistema imunitário ou contacto com outros animais infectados potencia a transmissão.

O tratamento da tinha tem geralmente bons resultados, mas a doença leva no mínimo três semanas a desaparecer. Nos casos mais difíceis, os tratamentos podem prolongar-se durante vários meses. Nesse tempo o animal deve permanecer em quarentena. Banhos frequentes, tosquia do pêlo, medicamentos antifúngicos são as formas de combate mais comuns, mas o tratamento adequado deve ser prescrito pelo médico veterinário.

Todos os animais com quem o cão conviveu devem ser testados, pois muitas vezes podem estar contaminados e não apresentarem sintomas da doença.

Sarna


Existem vários tipos de Sarna, sendo os maus comuns: a sarcóptica e a demodéctica. A sarna manifesta-se sobre a forma de borbulhas, regiões vermelhas ou perda localizada de pêlo. O tratamento da sarna passa por banhos regulares e a aplicação de produtos específicos, alguns bastante agressivos, por isso confie apenas no veterinário na escolha dos produtos a utilizar. Em algumas ocasiões é necessário tosquiar o pêlo para aumentar a eficácia do tratamento.

Sarna Sarcóptica

A sarna sarcóptica é uma doença transmissível ao homem e deve ser tratada assim que possível. Apesar de a sarna no homem ser de fácil tratamento, esta doença causa tanto nos seres humanos como nos animais um prurido intenso. Pode ser curada.

Sarna Demodécica

Este tipo de sarna não é transmissível aos seres humanos. É transmitida de mães para filhos na altura do aleitamento, ou entre cães. Começa por isso a manifestar-se na zona do focinho e propaga-se depois pelo resto do corpo. Causada pelo Demodex, animal microscópico que se aloja junto aos folículos, não tem cura, mas pode ser controlada. Se não for tratada pode levar à morte, devido a infecções secundárias. Ao contrário da sarna sarcóptica, regra geral não causa prurido.

10 comentários:

  1. boas tardes, eu tenho um bulldog francês ,á cerca de uma semana apareceu lhe na zona lombar umas crostas e na virilha começou aparecer espinhas sera que me pode dizer o que é e como tratar, visto que ja fui ao veterinario e só sabem dar injecções de curti-zona??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho esse caso em casa. Minha cachorrinha já passou por um veterinário e um dermatologista..Agora ela tem outra consulta com outro dermatologista. O que a minha tenha é dermato te atípica, mas é muito difícil descobrir o motivo..Já troquei produtos de limpeza (só uso sabão de coco pra limpar o chão e as coisas deles), ração(trocamos mais de 3 vezes), deixo a casa sempre aberta pra arejar bastante pq também pode ser ácaro, pulga e carrapato não é pq ela anda com a medicação sempre em dia...ainda estou na luta, mas tente ver se não é nada disso que falei. Espero que ele melhore!

      Excluir
    2. Eu adquiri uma francesa com esses problemas de pele tinha uma micose em quase todo o corpo os donos anteriores fizeram vários tratamentos e nada, foi ai que resolveram desfazer dela. Eu também fiz vários exames e não era sarna, só fungo e daí começou vários tratamento sem sucesso. Até que um amigo me disse de um tratamento com cydectin. Os veterinários que consultei disseram pra não fazer que não resolveria. Mas depois de tanto tratamento e ela só estava pior, resolvi arriscar, o tratamento seria assim: são 9 injeções de meio ml. Vou explicar 3 injeções de meio ml a cada 3 dias. Depois são meio ml a cada 5 dias. E meio ml a cada 8 dias, a injeção é subcutânea. Na primeira dose já vi melhora não teve reação nenhuma e se curou rápido, deu tão certo que hoje todos os veterinários que acompanham ela fazem esse tratamento nas suas clínicas. Como ninguém quis fazer tive que comprar o frasco de 250 ml e fazer eu mesma as aplicações. Hoje repasso minha experiência para quem passa pelo que passei. Aqui paguei 290 reais no frasco de 250ml, já que entre consultas e remédios gastei mais de 1500 reais. Espero que ajude.

      Excluir
  2. Oi Oi Sergio. Também tenho um Bulldog frances e a mesma coisa esta acontecendo com o meu, caso ja tenha alguma resposta por favor postar aki.
    obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Tenho um bulldog francês saudável e sem nenhum problema de pele aparentemente, porém, a impressão é que parece que o pelo antigo não caiu e está impossibilitando o pelo novo de nascer. O pelo velho está amarelado, grosso e seco, por outro lado, os pequenos tufos de pelagem nova tem a cor normal, além de nascerem mais macios. Reparei que com a escovação estimulei o crescimento do pelo novo. Mas gostaria de saber se vocês tem alguma indicação para este problema?

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcos, Sergio e Rafael. Também tenho uma bulldog francêsa e já veio do canil com sarna demodecica, Mas até descobrir, fiz vários testes e mudanças. O que sugiro: Limpe o chão com Herbalvet, vende em pet shop, é caro mas vai durar tanto que vale muito a pena! É cheiroso e vc usa 3ml com água misturada em uma garrafa de água ou detergente. Vale a pena. Se possível, compre racao da royal, é cara mas ajuda com sua composição a evitar queda de pelos. Existe um sabão em pet chamado mata e curs cx amarela que é barato e cuida bem dessas feridas e manchas na pele. E compre uma pomada de bebê para assaduradas, chamada Cetrilan e MARAVILHOSA! Vai diminuir o vermelho e a coceira! Mas não terá jeito, tem que raspar e sangrar, para fazer exame de pele. Vcs chorarão junto com eles! Mas assim terão certeza do que é o problema. E nao estressa ou agita eles pq o vermelho aumenta.

    ResponderExcluir
  5. Meu buldog está com cosseiras no rosto, ouvido e patas traseiras, chegando a rosnar.
    Está c todas as vacinas em dia é a pouco tempo usou hectopar já q apareceram duas pulgas nele.
    Faz o uso da ração Golden Premium, e ultimamente não está querendo comer.
    O q pode ser isso?

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Bulldog Inglês é tudo de bom!! nê?? O artigo do belos bulldog, é de extrema valia, mas veja também em http://www.canilduasmarias.com.br onde tem diversas postagens e dicas sobre a raça Bulldog Inglês!!

    ResponderExcluir