Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
Sou um apaixonado por Bulldog Francês comecei com uma fêmea e agora estou criando a raça por motivo de ser um cachorro de temperamento tranquilo e companheiro Estamos providenciando o nosso próprio canil logo com muitos filhotes de qualidade para nossos amigos e clientes. Venho por meio deste blog, informar as pessoas sobre algumas duvidas que já tive também, sobre doenças e outras coisas, por isso dedico algum tempo do meu dia pra procurar matérias sobre a raça e doenças em geral, escrever algumas coisas que já passei criando a raça. Espero com isso ajudar as pessoas. André Sanches. safemi

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Pulgas e carrapatos: atenção e simplicidade previnem e combatem


Dicas

Pulgas e carrapatos: atenção e simplicidade previnem e combatem

25 de julho de 2012 

Por Natália Prieto
Coceira, lesões na pele, feridas e falha na pelagem são apenas uma das características mais comuns para detectar se o animal está com pulgas ou carrapatos. Esses parasitas podem ser encontrados, em sua maior parte, no ambiente em que vivemos. Por este motivo, além do banho e tosa, outras medidas simples podem ser tomadas para ajudar nossos amigos.
Em primeiro lugar, é importante entender como funciona o ciclo de reprodução de ambos e quais as diferenças entre eles. Pulgas e carrapatos se alimentam do sangue do animal e são extremamente resistentes, mas o carrapato é mais forte e nocivo aos animais. A reprodução dos parasitas é muito acelerada e o processo de evolução e contaminação no ambiente se dá por ovos ou larvas de pulgas; ou ovos, larvas ou ninfas de carrapato.
Além de incômodos e causadores de sérias irritações, eles podem desenvolver críticos quadros de infestações que causam anemia, principalmente a filhotes, além de levar muitos outros bichos ao óbito. Alojando-se em carpetes, pisos, paredes, cobertores, vegetação, móveis e canis, os parasitas sobrevivem durante meses no ambiente, por isso a grande necessidade de cuidar não só do animal, mas do local onde todos convivem.
Segundo a médica veterinária, Adriana Greif, essas medidas simples são fundamentais para o combate e controle da saúde do animal. “Diversos inseticidas são lançados anualmente na tentativa de controlar o crescimento dessas populações indesejadas, mas além do controle químico, há necessidade de manejo ambiental, como limpeza rigorosa (sobretudo com aspiração) de tapetes, sofás e cama de animais domésticos; uso de sprays inseticidas também no ambiente; manutenção da grama baixa, além de verificar a inexistência ou tratar animais que vão adentrar em recinto controlado”.
Métodos naturais também se tornaram opção no combate às pulgas e carrapatos, mostrando-se eficientes não só em animais, como também nos seres humanos. “Além dos inseticidas, há produtos “naturais” como a erva-de-santa-maria que, usados em conjunto com outras medidas, possuem certo valor no tratamento desses parasitas, assim como o uso de álcool e outros produtos químicos comumente usados na limpeza do lar”, revela Adriana.
Cuide não só do seu grande amigo, mas do ambiente onde você e sua família vivem, incluindo roupas e plantas. Cães, gatos e humanos estão seriamente expostos a doenças e vermes causadores de muitos danos à saúde. O momento de levar o bichinho para passear também é crucial para a contaminação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário